SEMEL

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer

Primeira Poetisa de Goiás nasceu Caldas Novas há 128 anos

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe...

Secretaria Municipal de Cultura incentiva divulgação de Leodegária de Jesus, poetisa de Goiás que escreveu seu primeiro livro ainda no século XIX.

Nesta semana está sendo divulgada com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a primeira poetisa de Goiás, que nasceu em Caldas Novas em 08 de agosto de 1889. Na última terça-feira, 08, em comemoração aos 128 anos de nascimento de Leodegária de Jesus, a secretaria em parceria com o poeta caldasnovense Luiz de Aquino Alves Neto, apresentaram no Colégio Estadual Delcídes Ferreira e na Biblioteca Pública Municipal Profº Josino Bretas, a biografia dessa escritora que é pouco conhecida do público goiano.

Leodegária, segundo Luiz de Aquino, nasceu em um sobrado que pertenceu a um dos fundadores da cidade, Luiz Gonzaga de Menezes. Essa casa existiu em frente à Praça Mestre Orlando até 1960. Após essa data tornou-se a Casa de Câmara e depois a Cadeia Pública. Anos mais tarde a construção foi demolida para dar lugar onde funcionou o cinema até nos anos 90. Hoje no local estão instalados o Projeto Super Jovem e a Secretaria Municipal de Turismo.

De acordo com os levantamentos de um dos pesquisadores de sua biografia, Darcy França Denófrio , Leodegária mudou-se ainda criança com a família para Jataí e posteriormente para a Cidade de Goiás, que era a capital goiana na época.

Luiz de Aquino explicou, durante a 15ª Roda de Leitura da Biblioteca Municipal que Leodegária escreveu duas obras, uma aos 17 anos e a segunda em 1928.

“Nossa primeira poetisa , que é de Caldas Novas, foi a primeira mulher a publicar um livro em Goiás e após a publicação de seu segundo livro, passaram-se quase 50 anos para a primeira mulher a publicar um livro de poesia em nosso estado”, ressaltou Luiz de Aquino.

A Secretária Municipal de Cultura, Gabriela Azeredo Santos, acompanhou o ciclo de palestras sobre a poetisa e reiterou a importância de divulgar esta autora.

“Conhecer essa escritora de nossa cidade é conhecer a nossa própria história. Estamos subsidiando todo apoio na veiculação de Leodegária de Jesus como uma pessoa ilustre que produziu literatura numa época pouco provável ao papel da mulher na sociedade do século XIX. Com o primeiro livro publicado aos 17 anos “Coroa de Lírios” e o segundo “Orquídeas”, ela arrancou admiração inclusive do autor do Hino Nacional, o poeta Osório Duque Estrada. Por isso estamos empenhados em trazer essa autora ao conhecimento do público para enfim colocá-la no lugar da memória e do patrimônio cultural da nossa querida Caldas Novas”, explicou Gabriela.

 

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe...

5ª Feira Literária de Caldas Novas

Dias 10 e 11 de maio na Praça Mestre Orlando, a partir das 08:00h

Veja o Video

Web TV

Se você tem um perfil  no Facebook,  deixe seu comentário ....